quarta-feira, 16 de março de 2011

INTRODUÇÃO e PROBLEMA


Diversos são os males que afligem a humanidade nos dias atuais, um deles está associado a saúde das pessoas, principalmente, males ocasionados devido ao modo de vida contemporâneo, que traz comodidade porém,  não permite hábitos saudáveis que contribuem a qualidade de vida. Esta chamada “Arte de Viver Bem”, é claro não apenas se dá, em  virtude de boa saúde física, entretanto envolve outros quesitos, como saúde psíquica, e por sua vez se deve ao meio que o ser humano vive.
O meio, que é habitado pelo homem, é a cidade, seja grande ou pequena,  sua diversidade, pode contribuir para o melhor meio social, e ainda que estimule a saúde psíquica. No caso, da saúde corporal, este sim é um tema abrangente, que deve ser tratado com peculiaridade. Os diversos males que estão dispostos a sociedade de um modo geral, estão associados ao modo de vida atual, que se dão pelo stress, falta de tempo, má alimentação, insônia. E que atrelado as cidades, e suas vocações, formam um conjunto unificado de situações adversas. As cidades, atualmente possuem locais para cuidados com a saúde das pessoas, esta se dá por conta em geral de hospitais e postos de saúde, entretanto são meios, que relacionam-se  apenas quando, a saúde já está comprometida ou ainda, quando em estado terminal.
Os espaços públicos, melhor  projetados, que convidem as pessoas a fazerem uso do local, poderão ser um dos pontos chaves, para o melhor desenvolvimento da saúde em massa da população.  Segundo Kevin Lynch, em A Imagem da Cidade, “A cidade não é construída para uma pessoa, mas para um grande número delas, todas com grande diversidade de formação, temperamento, ocupação e classe social”.

Os problemas de saúde, em geral os problemas cárdio-vasculares, aliam-se em principalmente ao sedentarismo,  má alimentação, fumo, bebida, entre outros . A Prevenção, é o ponto em questão, que irá paralelamente ao cotidiano das pessoas, contribuir para uma vida saudável no futuro. Ainda, sobre saúde pública no Brasil, o sistema ainda precário, apesar do direito a todos, não traz o devido cuidado a população, quando a mesma necessita. Médicos, terapeutas, psicólogos, entre outros profissionais ligados diretamente ao meio, contudo, devem estar melhores preparados e motivados, diante da realidade atual.  Já existe um programa de prevenção do governo, A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Sobre os males cardíacos, segundo o portal de saúde do DF, em janeiro de 2006, O Brasil é o nono país do mundo em número absoluto de mortes causadas por doenças cardíacas, segundo relatório publicado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Em 2002, foram 139.600 mortes em decorrência de problemas do coração no País. A situação mais grave é a da Índia que registra 1,5 milhão mortes/ano com causas cardíacas.

A intenção da  proposta, no atual momento do estudo do tema será criar um espaço ou meios arquitetônicos,  para contribuir e trazer as pessoas, uma nova perspectiva e um novo conceito de vida contemporânea. Visando a prevenção e reabilitação da saúde cardio-vascular, objetivando a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário